CAC e LTV. Compreenda de forma definitiva o que é CAC e LTV e como utilizar essas métricas para favorecer seu negócio.
CAC e LTV são duas métricas muito importantes para compreender o desempenho de um negócio e acompanhar seu crescimento.
No entanto, é comum ter dúvidas sobre como fazer o cálculo ou acompanhar os indicadores, ocasionando dificuldades para o dia a dia do gestor.
Se esse é o seu caso, nós montamos este artigo completo sobre CAC e LTV para te auxiliar a entender a dinâmica das métricas e compreender a importância de ambas em seu negócio. Vamos lá!
Afinal de contas, o que é CAC e LTV?
É normal não saber o que é CAC (custo de aquisição de clientes) ou LTV (lifetime value). Também é comum conhecer os indicadores, mas não saber como usá-los em seu negócio.
CAC é quanto a empresa está investindo para conquistar novos clientes. Suponha que a empresa está investindo R$2 mil por mês em marketing e no último mês teve 10 clientes novos. Isso significa que o CAC é de R$200.
O custo de aquisição de clientes se refere ao custo de marketing e o custo de vendas que englobam anúncios, eventos, salários, reembolsos, comissões, etc.
Apesar de ser um dado muito relevante, sozinho o CAC não dá um parâmetro de resultado positivo ou negativo. Sendo assim, o LTV permite saber exatamente quanto vale cada cliente para sua empresa.
A equação é simples, basta multiplicar o ticket médio de suas vendas, pela repetição média de vendas anuais e o total deverá ser multiplicado pela média de anos de relação de seus clientes com a empresa.
Veja um exemplo prático, imagine que seu ticket médio é de R$100 e cada cliente compra 1 vez ao mês somando 12 vezes ao ano, tendo contratos com duração média de 5 anos. Nesse caso o seu LTV (lifetime value) é de R$6 mil.
A associação entre CAC e LTV permitirá uma análise mais completa sobre o seu negócio. Oferecendo um panorama de informações necessárias para a tomada de boas decisões.
Como aproveitar ao máximo os cálculos CAC e LTV de forma conjunta?
Somente um dos cálculos não é suficiente para oferecer ao seu negócio um panorama completo sobre a saúde financeira de seu negócio.
A união dos dois dados é fundamental para uma análise mais profunda sobre a empresa. O objetivo de todo negócio é ter um CAC baixo e um LTV alto.
Afinal, é importante reduzir os custos de aquisição de clientes para um crescimento saudável. Trabalhar a fidelização possibilita o aumento do LTV (lifetime value) por meio da retenção de clientes.
Possibilitando assim, o crescimento saudável da empresa ao longo dos anos.
A partir da análise de indicadores, é possível perceber quais são as ações que precisam ser implementadas em seu negócio para melhorar seus resultados.
Se a empresa precisa investir mais na conquista de clientes, se precisa de maior assertividade nessa captação de consumidores ou se o foco deve ser a retenção.
Ter um sistema de gestão auxilia bastante no processo de tomada de decisão estratégica. Tendo em vista que, o software revela relatórios detalhados com diversas métricas que servem como referência para identificar eventuais problemas e também as potencialidades de seu negócio, ele pode ser o braço direito do seu negócio.
Obviamente fazer essa análise de dados sem um sistema de gestão se torna um processo mais desafiador.
No entanto, é necessário unir os dados para perceber o panorama atual da empresa e tomar decisões estratégicas.
Possibilitando decidir qual é o foco das ações de sua equipe nos próximos meses, seja reter clientes ou atrair novos consumidores.
Uma boa gestão precisa utilizar boas métricas para ótimas tomadas de decisões!
Com o cotidiano atarefado é comum que o gestor tenha dificuldade de fazer manualmente as fórmulas de diferentes métricas como CAC, LTV, NPS, ROI e CHURN.
E obviamente isso impacta de forma negativa nos resultados da empresa. Visto que, acompanhar os indicadores se torna fundamental para dar o devido direcionamento estratégico para a gestão ser mais assertiva.
Portanto, é interessante ter um sistema de gestão para automatizar processos e melhorar a qualidade do trabalho.
Tudo isso com o intuito de viabilizar a análise de métricas obtidas de forma automática para que o profissional use sua expertise para implementar melhorias na empresa.
Acompanhar a lealdade do cliente (NPS), o retorno sobre o investimento (ROI), a taxa de rotatividade (CHURN) de forma automatizada facilita bastante o processo de gestão.
Garante que o profissional possa se basear nos dados com a finalidade de adotar as melhores medidas para que o negócio tenha um crescimento consistente e gradativo.
Essa otimização de tempo do gestor naturalmente impacta nos resultados da empresa, possibilitando que o profissional consiga usar sua expertise em prol do negócio.
Diferentemente daquilo que ocorre quando o gestor está atolado em trabalho manual, que tem maior margem para erros e consome mais tempo, minimizando a possibilidade de atuar estrategicamente em prol da empresa.
E se um sistema de gestão fizesse os cálculos por você de forma automática? O Wisecloud faz!
Ter um sistema de gestão como o Wisecloud é investir em análise de dados e facilitar a tomada de decisões.
O próprio sistema é capaz de emitir relatórios completos de diferentes períodos da empresa, possibilitando que o gestor faça comparativos e análises mais profundas.
O Wisecloud calcula automaticamente o CAC e LTV possibilitando que todos os dados sejam utilizados para traçar um panorama da situação da empresa.
Aspecto que é indispensável para pautar decisões e possibilitar a criação de estratégias individualizadas para melhorar indicadores específicos.
De modo que, a empresa possa ter um crescimento gradativo graças ao investimento em tecnologia de ponta associado a expertise de sua equipe de gestão, otimizar o cotidiano do gestor por meio da automatização de processos é sem dúvidas um investimento que oferece excelente retorno.
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