Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e):

blog-post-image

Se você ultiliza um equipamento SAT e frequentemente apresenta problemas ocasionando transtornos e até a compra de um novo, seus problemas podem ter chegado ao fim!

O que é NFC-e?

A NFC-e, ou Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, é um documento digital que substitui o cupom fiscal de papel no varejo, facilitando as vendas para o consumidor final. Ela é emitida eletronicamente e enviada para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Após a autorização, é impresso um comprovante com um QR Code que permite ao consumidor consultar a nota online.

Vantagens da NFC-e

Para empreendedores: Menos burocracia, redução de custos com impressão e papel, emissão de notas de qualquer lugar, armazenamento digital, e mais controle sobre as notas.

Para o consumidor: Não precisa guardar notas físicas, pode consultar notas por QR Code, receber notas por e-mail ou SMS, e atendimento mais rápido nas lojas.

Para o Fisco: Monitoramento em tempo real das vendas, facilitando a fiscalização e auditoria.

Desvantagens da NFC-e

Não é possível emitir Carta de Correção Eletrônica (CCe).
Necessidade de internet para emissão.
Pode ser complicada para quem não é familiarizado com tecnologia.

Requisitos para emitir NFC-e

Acesso à internet.
Certificado digital da empresa, válido.
Software para emissão.
Credenciamento na SEFAZ.
Código de Segurança do Contribuinte (CSC).
Inscrição Estadual regularizada.

Quem pode emitir NFC-e?

A NFC-e é emitida para o consumidor final nas vendas em loja ou entrega a domicílio dentro do mesmo estado. Para compras acima de R$ 10.000, é necessário identificar o destinatário; acima de R$ 200.000, deve-se emitir uma NF-e.

O que é NFC-e em contingência?

O modo de NFC-e em contingência é habilitado quando há problemas técnicos ou de falta de conexão com internet. Ela é registrada com alguns dados, gera a DANFE e posteriormente, quando o probllema técnico for resolvido, poderá ser enviada à SEFAZ para autorização. Cada estado pode ter regras diferentes sobre o uso dessa modalidade.

Como consultar NFC-e?

Acesse o portal da SEFAZ do seu estado.
Insira a chave de acesso da nota.
Visualize a NFC-e com todas as informações.

Como enviar NFC-e para o cliente?

A NFC-e pode ser enviada por e-mail, SMS ou impressa em uma impressora comum. O cliente também pode verificar a nota online usando o QR Code impresso no comprovante.

Como facilitar a emissão da NFC-e

Ter um sistema de gestão 100% online te permite emitir o documento fiscal de qualquer dispotitivo, a qualquer horário.

A Wisetec tem como missão simplificar os processos de gestão e aumentar a eficiência das empresas, através do sistema de gestão 100% web.

Entre em contato com um de nossos especialistas, através do link para o WhatsApp ao lado e eleve o nível da emissão de notas e gestão da sua empresa.