Blog

Como realizar a emissão de documentos fiscais de forma segura e eficiente? Na Wisetec é com apenas um clique!

Emissão de documentos fiscais. Confira como os documentos fiscais podem ser emitidos no cotidiano de sua empresa contando com um software de gestão completo.

Emitir os documentos fiscais de forma simples otimiza a rotina de trabalho, afinal, eles são essenciais para que a empresa esteja regular em sua atuação.

Toda empresa precisa emitir uma série de documentos e declarações com frequência, e para tal, é importante contar com um sistema confiável e que seja prático de utilizar.

Nós vamos te dar um panorama geral sobre a emissão segura de documentos fiscais na rotina de sua empresa, sempre prezando pela praticidade.

O que são documentos fiscais e quais os tipos?

Os documentos fiscais são declarações que precisam ser emitidas pela empresa em caso de operações realizadas. Ter um bom software de gestão ajuda a otimizar a emissão dos documentos no dia a dia.

As operações financeiras que seu negócio realiza no dia a dia precisam ser documentadas, para que os órgãos responsáveis possam acompanhar e fiscalizar. Existem diferentes tipos de documentos fiscais, confira:

1. NF-e

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento emitido para comprovar operações que envolvem a circulação de mercadorias.

A emissão deve acompanhar uma assinatura digital que requer o uso de certificado digital, garantindo a autenticidade da declaração.

2. NFS-e

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é a versão adequada para registrar serviços prestados pela empresa que emite o documento.

O documento segue o mesmo modelo da NF-e, exigindo a emissão e assinatura digital para garantir autenticidade.

3. CT-e

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), é um documento que precisa ser emitido como uma nota fiscal dos transportes. Sua criação substituiu outros 6 documentos que precisavam ser emitidos para um transporte regular.

O CT-e também precisa ser emitido eletronicamente e autenticado por certificado digital, viabilizando que o transporte de mercadoria seja regular.

4. NFC-e

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica é uma alternativa utilizada ao invés da emissão do cupom fiscal.

O intuito é informatizar a emissão do cupom fiscal que já é tradicional e geralmente é oferecido em compras presenciais. Todo NFC-e emitido pela empresa precisa ficar armazenado por no mínimo 5 anos.

5. MDF-e

O Manifesto de Documento Fiscais Eletrônicos (MDF-e), é direcionado para empresas que emitem NF-e e CT-e e fazem o transporte de suas próprias cargas.

Independentemente de qual seja o porte da empresa, é possível usar o MDF-e e se beneficiar da praticidade que o documento oferece.

Emitir todos os documentos de forma correta é fundamental para evitar multas e sanções. Atualmente os métodos mais usados para essas emissões não são os mais práticos em sua empresa? Um bom sistema de gestão pode ajudar a otimizar sua rotina! 

Como realizar o faturamento do seu negócio de forma organizada?

O faturamento é um indicador da saúde financeira de seu negócio! Ele consiste na soma de todos os valores que a empresa obteve com a venda de produtos ou serviços. Portanto, serve como um indicador importante que a empresa precisa ter como parâmetro de análise.

O faturamento mede o sucesso da empresa em seu desempenho no período analisado. E deve ser feito de forma séria, registrando todos os dados numerários.

No entanto, na prática, existem vários pedidos a serem processados, mercadorias para separação e emissão de documentos fiscais de cada demanda.

E isso faz com que os profissionais possam cometer erros no faturamento quando o processo é engessado ou excessivamente manual.

Um software de gestão pode fazer o faturamento em segundos, exportando pedidos e ordens de serviços para notas fiscais com maior precisão e eficiência, evitando erros no indicador. Isso ajudaria seu cotidiano?

Já pensou em aumentar a produtividade e velocidade de trabalho da sua equipe?

Existem muitas formas de aumentar a produtividade em sua empresa, alguns exemplos práticos são:

1.  Planejar e definir metas realistas

Além de planejar as metas a serem alcançadas, é preciso dar o devido suporte para a equipe atingir os resultados pretendidos. Visando que todos atuem em sua máxima capacidade.

2.  Definir os papéis com clareza

Definindo as funções de cada colaborador, é possível que todos trabalhem em suas áreas de responsabilidade, assumindo um papel de máxima eficiência e até mesmo de procurar ajuda quando o processo não funciona como o esperado.

3.  Motivando e reconhecendo os seus profissionais

Toda empresa que deseja aumentar a produtividade precisa motivar a equipe. Mostre a cada colaborador sua importância no time e como ele faz a diferença.

4.  Estabelecendo métricas de produtividade

É preciso acompanhar o desempenho de cada colaborador por métricas, visando que elas possam servir como direcionamento.

Isso possibilita a identificação quando o colaborador não está atuando em sua máxima performance, para que seja possível intervir e atuar com correções adequadas.

5.  Implementar um sistema de gestão eficiente

Um sistema de gestão eficiente automatiza processos internos, otimiza o tempo de trabalho e facilita a tomada de decisões.

Fazendo com que a equipe atue de forma integrada, onde todos dão o seu melhor e usam o sistema como um suporte, viabilizando o preenchimento de dados e a análise dos indicadores que são disponibilizados pelo software de gestão.

Um bom sistema emite documentos fiscais, faz o faturamento em segundos e poupa esforços de sua equipe, que poderá se dedicar a processos internos que necessitam da expertise de cada colaborador.

Ou seja, é ideal para que a empresa alcance o crescimento desejado ao contar com profissionais dedicados, motivados e que usam o suporte tecnológico mais adequado para suas rotinas laborais.

O sistema de gestão que vai te salvar na emissão de documentos fiscais: WISECLOUD!

Moderno e completo, o WISECLOUD é um sistema de gestão que integra a rotina administrativa e fiscal de sua empresa, otimizando os processos de gestão de estoque, gestão financeira, emissão de boletos e documentos fiscais.

Garantindo segurança em todo o processo, o sistema executa tarefas complexas em segundos, possibilitando que sua equipe tenha a rotina otimizada.

Com base nos dados é possível tomar decisões e gerenciar a empresa com mais assertividade, podendo usar um sistema completo que também auxilia a dá autonomia à equipe de vendas externa, que tem acesso às informações e realiza processos em tempo real.

Portanto, é um sistema completo e que oferece soluções práticas para o dia a dia da empresa, ajudando a otimizar o cotidiano dos colaboradores.

Aproveite e clique em QUERO CONHECER O WISECLOUD para descobrir gratuitamente tudo que o sistema oferece para seu cotidiano!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Falar com um especialista!