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Já pensou em unir indicadores chave de performance “KPI” ao ERP? E quais benefícios agregaria para seu negócio? Descubra neste artigo!

Unir KPI e ERP pode ser o diferencial competitivo que seu negócio necessita para se destacar. Conheça tudo sobre essa união a partir de agora!

A utilização de KPI em conjunto com seu sistema de ERP possibilita uma gestão mais assertiva e com resultados mais expressivos.

Uma vez que, KPI’s são indicadores chave de performance, possibilitam um acompanhamento com riqueza de informações, e disponibilizam dados avançados de como está o desempenho de seu negócio.

Nós vamos te explicar como a união de KPI com ERP pode levar seu negócio a um patamar diferenciado dos demais concorrentes.

O que é KPI, o que ele faz e como você pode utilizá-lo?

KPI é um indicador mensurável, ou seja, um indicador que pode ser aplicado em seu negócio para identificar se está alcançando o resultado pretendido.

É importante entender que o KPI não é uma meta! Melhorar seu KPI pode ser uma meta, mas o indicador em si é apenas um número ou percentual que revela informações sobre seu negócio.

O objetivo do KPI é justamente ajudar o gestor a ter um diagnóstico do negócio. E para tal é importante ser um bom indicador.

O bom KPI ajuda o gestor a tomar decisões mais assertivas, oferece evidências referentes aos objetivos do negócio e oferece a possibilidade de comparação através do tempo.

Como escolher o KPI ideal para sua empresa?

A escolha de indicadores para sua empresa deve considerar alguns fatores. Em geral, as empresas utilizam indicadores de desempenho: estratégicos, táticos e operacionais para acompanhar os resultados da empresa.

Os indicadores estratégicos são todos aqueles que se relacionam diretamente com os objetivos definidos no planejamento.

Enquanto os indicadores táticos são fundamentais para saber se a empresa está no caminho de atingir seus objetivos maiores e saber o faturamento por canal de vendas ou por vendedor, por exemplo, é um KPI tático.

Já o KPI operacional, também conhecido como OPI, serve para avaliar a rotina após ter os dados táticos e estratégicos.

O tempo gasto para a geração de um lead é um exemplo de indicador operacional.

Para saber se o seu KPI é de qualidade, é importante sempre verificar se ele oferece a possibilidade de analisar algumas informações, como:

·         Seu KPI tem disponibilidade de mensuração?

·         Está alinhado com os objetivos da sua empresa?

·         É um indicador que vai te dar apoio na tomada de decisões?

·         Possui periodicidade?

A disponibilidade de mensuração é fundamental para que o KPI funcione conforme o esperado. Além de ser um indicador que está de acordo com os objetivos da companhia.

Afinal, é necessário acompanhar aqueles indicadores que são o foco da atuação de seu negócio no momento.

Além disso, é indispensável que boas decisões possam ser tomadas a partir da análise de tais indicadores, observando os rumos que a gestão deve tomar para que os dados sejam cada vez mais positivos.

Existem diferentes formas de usar o KPI em seu negócio, como:

1. Produtividade

Acompanhar a produtividade da empresa é essencial, tendo um KPI para tal, é possível comparar os resultados que estão sendo obtidos e atuar estrategicamente para melhorar a performance da equipe.

2. Qualidade

O KPI de qualidade pode ser usado para acompanhar a qualidade em si da experiência que o cliente tem com sua empresa, bem como, a qualidade dos produtos fabricados em sua indústria.

3. Capacidade

Em indústrias o KPI de capacidade é essencial, ele possibilita a análise de qual é a capacidade produtiva real do negócio.

Acompanhando o indicador é possível estabelecer prazos de entrega das mercadorias para os clientes e até mesmo perceber quando será preciso investir para aumentar sua capacidade produtiva.

4. Estratégias

Os indicadores devem ser usados com o foco de melhorar as estratégias da empresa. Uma vez que, são informações que mostram os pontos fortes e fracos de seu negócio.

E com base no KPI analisado é possível decidir se existe espaço para uma nova estratégia ou se a atual está entregando o resultado desejado.

E obviamente, é necessário que o KPI possa ser analisado periodicamente para que os resultados possam ser comparados e as estratégias ajustadas.

KPI + ERP = Análises certeiras!

Um sistema de gestão ERP auxilia a melhorar a produtividade da empresa. De modo que, as operações internas e externas conseguem ser otimizadas pelo uso do sistema que integra todos os setores da companhia.

Diante de um sistema que funciona, é possível diminuir custos e melhorar os resultados obtidos. Sempre analisando quais são os fluxos de trabalho para que a rotina possa ser otimizada.

A união de ERP com KPI, sem dúvidas, é uma poderosa fonte de dados para que a gestão otimize os processos internos.

Por meio do sistema, é possível obter dados concretos e assertivos sobre o negócio, gerando assim, indicadores que são confiáveis para que a análise da gestão possa ser assertiva.

Realizando a união de duas ferramentas tão poderosas, é possível alcançar um patamar de gestão que otimiza todos os processos internos e externos.

Gerando alta produtividade, redução de custos, motivando sua equipe e dando os corretos direcionamentos para cada profissional.

Portanto, essa união pode ser o que está faltando na rotina de seu negócio para alcançar um novo patamar de sucesso.

Afinal, quando o gestor consegue analisar o negócio usando dados coletados no dia a dia laboral, é possível ser muito mais assertivo no direcionamento das ações da equipe para atingir novos resultados.

Com o Wisecloud essa integração é possível!

Toda companhia precisa de um ERP completo, moderno e integrado para oferecer os melhores indicadores, auxiliando os gestores no sucesso de suas estratégias.

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